Sobre
Olá, meu nome é Barbara Castro. Sou artista-pesquisadora e designer com ênfase na visualização artística de dados. Minha atuação profissional incorpora a prática em programação criativa e pesquisa em arte computacional na curadoria e produção de exposições.
Vivi por 15 anos em uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Durante esses anos desenvolvi uma conexão profunda com a natureza que aprofundou os valores de conservação ambiental com os quais fui criada. Essa vivência guiou minha pesquisa de doutorado sobre Instinto de sobrevivência e experiência estética. Entre 2018 e 2022, fui professora na PUC-Rio na disciplina de projetos socioambientais e culturas regenerativas e também lecionei sobre o desenvolvimento sustentável, crítico e experimental de novas tecnologias. A partir de 2023, assumo como professora Adjunta na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, primeira escola de design do país. Na ESDI, assumo disciplinas relacionas à design de interação, experimentação e arte.
No decorrer de minha prática enquanto designer e artista fundei a Ambos&&, um estúdio que atua com instituições culturais e educativas. A prática e a teoria se integram em parcerias com outros artistas, pesquisadores, cientistas e educadores, aproximando museus e universidades. O estúdio oferece serviços intelectuais de pesquisa e consultoria para curadoria de exposições e serviços criativos como instalações interativas, visualização de dados, projeção mapeada e design de exposição. Também realizamos projetos autorais pela Ambos&&. Desde 2014, já realizamos projetos no Centro Cultural Banco do Brasil (todas unidades), Museu Nacional e Oi Futuro. Algumas instituições que já contrataram pesquisa e consultoria foram Casa Firjan, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e SESI.
Da minha trajetória, mantenho trocas constantes e colaborações eventuais com os grupos de pesquisa que foram fundamentais na minha formação como artista-pesquisadora-programadora: LabVis/UFRJ – coordenado por Doris Kosminsky , NANO/UFRJ – coordenado por Guto Nóbrega e Malu Fragoso e VISGRAF/IMPA – coordenado por Luiz Velho. Outras pessoas com quem já colaborei intensamente e que procuro manter próximas são: Annette Hester, economista brasileira que coordenou o projeto Energy Innovation Center no Banco Interamericano de Desenvolvimento da qual fui designer de visualização de dados; Luiz Ludwig, designer e professor que fundou o estúdio Ambos&& comigo; Denise Escudero, produtora cultural parceira em diversas exposições da Ambos&&.