#10ART – 14 de agosto
No dia 14 de agosto de 2011, domingo o evento #10.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia migrou para o Auditório da UnB. As mesas em sua maioria apresentam trabalhos práticos a partir de uma perspectiva teórica. Como são muitos projetos vou tentar fazer pequenas galerias de imagens e vídeos e a parte teórica bem reduzida. Outro porém, vou tentar postar sobre as obras que encontro material online. O professor Cleomar Rocha da UFG tem twittado a respeito, inclusive respondendo ocasionais perguntas no momento das palestras.
Lia.artifcialis.com de Nikoleta Kerinska e Rafael Calucci
Criação de um artista autômato, um artista artificial, inspiração em imagens do caleidoscópio. Processo de interatividade: entrar no site, escrever uma frase e escolher entre os 7 processos disponíveis. O artista artificial lê a frase como imagem, e não como texto, criando uma nova imagem a partir desta.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_xYIZqC6zK4&w=425&h=349]
Essa última imagem é um preview de uma performance QNSNS2 com Chico de Paula que vai ocorrer no FAD, quando ocorrer pode deixar que vai ter post aqui no blog!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jpZJFXNu9W0&w=425&h=349]
Estes foram os projetos que encontrei material online organizado. Para constar tive a oportunidade de ver outros projetos como:
Flowing River – Rio Amazonas de Marcos Rizzoli;
Tecidos Tectonicos de Sidney Tamai;
Poéticas da Noite de Lara Seidler e Leonel Brum;
Robô de Julia Zamboni.
Ainda tivemos a oportunidade de ouvir alguns teóricos ao longo do dia:
Carlos Praude(UnB): abordou a estética da comunicação e a ruptura cognitiva que enriquece qualidade sensoriais e perceptivas gerando outras formas de sentir e novos modelos estéticos.
Greice Antolini(UFSM): abordou os aspectos da interatividade que desenvolvem novas relações com o texto e formas de leitura.
Renata La Rocca : apresentou a mnemônica em uma abordagem espacial
Fabrizio Augusto(PUC-SP): que fez uma revisão dos conceitos de Vilém Flusser
Daniel Hora(UnB): abordou aspectos do hackeamento como abstração e a possibilidade de se produzir a diferença a partir desta, em um contexto de hipersubjetividade
Debora Gasparetto(UFSM): que abordou os desafios de se estabelecer práticas expositivas em arte e mídia
*** TODOS OS ARTIGOS QUE COMPÕEM OS ANAIS DO #10ART JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE