OP_ERA – ambiente imersivo interativo

Rejane Cantoni é artista brasileira consagrada pelo seu trabalho em arte e tecnologia, explorando a interface homem-computador em modelos conceituais de espaço.

Professora do Departamento de Semiótica da PUC-SP, Rejane mantém produção constante em parceria com Daniela Kutschat e Leonardo Crescenti.
Com a primeira desenvolveu OP_ERA um ambiente imersivo-interativo, uma ferramenta de experimentação multisensorial de conceitos do espaço.
A experiência se dá dentro de um “cubo sensorial”, onde há projeções interativas e contínuas nas quatro paredes.
Estas interatividades são acionadas por uma trama de sensores.
Neste espaço, as artistas proupunham diversas situações aos seus receptores.

Imagens retiradas dos vídeos o site da OP_ERA.
A estrutura deste projeto se assemelha muito ao meu.
Um ambiente imersivo-interativo, com projeção em todas as paredes relacionada a trama de sensores.
Mas enquanto este explora mais a relação relação do corpo com o espaço,
o meu projeto tem maior ênfase na contribuição deste ambiente para uma consciência do movimento corporal e da visualização deste movimento.
O referencial teórico e artístico brasileiro é de extrema relevância para a minha dissertação, visto que a relação corporal individual e coletiva no Brasil se distingue por uma liberdade espontaniedade.
Além disso, é muito importante uma inserção de meu projeto no contexto atual da relação arte e tecnologia da produção teórico-prática nacional.

Bibliografia:

CANTONI, Rejane; KUTSCHAT, Daniela. OP_ERA: Uma jornada através de dimensões paralelas e experimentos multisensoriais. In: FRAGOSO, Maria Luisa(Org.) [Maior e igual a 4D] Arte computacional no Brasil: reflexão e experimentação. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes, 2005.

Discover more from Barbara Castro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading