isea_2017_1

Poetic Instinct – aesthetic experience as a vital function

Artigo publicado nos anais do ISEA International Symposium of Electronic Arts – Bio Creation and Peace, apresentado em Manizales, Colômbia em 2017. Resumo: This paper aims to discuss the concept of poetic instinct, considering the urgent need to reformulate the relationship between humans and nature considering technological ubiquity and its affective side effects. We start…

20180103_180413

Olhar, semear, programar: práticas ressonantes entre arte e tecnologia

Capítulo publicado no livro HIPERORGÂNICOS pela Rio Books. Resumo: A performance Abacateiro acataremos teu ato surge da releitura de hábitos cotidianos a partir de práticas atribuídas à arte e à ciência. A contaminação entre as funções orgânicas e estéticas destas experiências são abordadas a partir da conectividade e relação significativa entre os seres participantes da…

Lifelogging: a relação arte-vida na arte computacional

Foto de Claudia Wer

Essas associações – as provocações de Tino Sehgal

Saí do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio após 3h de me deparar com algumas pessoas com movimentações curiosas. Tentei sair por 4 vezes antes disso, mas sempre algo me chamava atenção e me atraía novamente para dentro do museu. O que ocorria dentro era uma “situação construída”, termo adotado por Tino Sehgal (cunhado…

ku-xlarge

Atrás da máscara em Sleep no More

Recentemente tive a oportunidade de assistir em NY o espetáculo Sleep No More, livremente baseado em Macbeth, que acontece em um hotel abandonado em que várias cenas acontecem simultaneamente em diversos cômodos. Antes de entrar no hotel, os espectadores são recebidos em um bar e ganham uma máscara que deve ser usada a todo momento….

abacateiro-barbaracastro01

Abacateiro acataremos o teu ato

“Abacateiro acataremos o teu ato” assim inicia a música “Refazenda” de Gilberto Gil, mote para a performance que realizei durante a 4a. edição do Hiperorgânicos, um Laboratório Aberto de Pesquisa em Arte, Hibridação e Bio-Telemática. Diante do tema “Ressonâncias” do evento deste ano, a performance surgiu da conexão entre aspectos de meu cotidiano que relacionassem…

Em3

Em3-Barbara_Castro

Em3 by Barbara Castro

>>> Read this post in English Em3 é uma instalação interativa em que o público pode entrar em contato com o corpo da artista através da mediação da obra. Nesta instalação continuei utilizando o kinect como sensor para captura de movimentos em tempo real. Para desenvolvimento da obra, registrei uma coreografia criada a partir de…

no-time-to-fly__0004

Um banco de movimentos

Motion Bank is a project that aims to share motion capture data from choreographys online. They believe that data visualization can show invisible aspects of the dance. Já tivemos no nosso blog, vários trabalhos de visualização de dança, como por exemplo, Forms e um dos precursores da captura de movimento Ghostcatching, porém o vídeo a…