foto

Q _ _ _ _ _ _

Participação junto ao Grupo Antonieta Chegou Hoje (A.C.Ho, coordenado por Malu Fragoso), na concepção, execução e performatização da performance telemediática Q _ _ _ _ _ _.
A performance foi realizada durante o evento Transperformance no Oi Futuro Ipanema no dia 18 de dezembro de 2011.

A performance se realizava em três etapas simultâneas. Enquanto dois performers abordavam os transeuntes que estavam utilizando chinelos de dedo para amarrar balões comuns nas sandálias, outros três carregavam câmeras suspensas por balões de hélio. As câmeras transmitiam as imagens capturadas ao redor da praça General Osório para um sistema de exibição de vídeo streaming que eram transmitidas em tempo real para um site na internet que também estava sendo exposto em uma sala dentro do Oi Futuro.
É difícil definir qual seria o elemento principal da performance. Ao tentarmos traçar um sistematização da performance, poderíamos pensar que o chinelo de dedo (a) seria o elemento catalisador da ação, mas a performance se baseia no vínculo com o balão (b), que só é estabelecido através da ação de um performer que os une (c). Ao mesmo tempo, cada imagem capturada (d) pelos balões que suspendiam as câmeras (e) era de vital importância na definição do conceito da performance e deveriam buscar Ilustração 1: Os três atos simultâneos em Q _ _ _ _ _ _ enquadrar os balões distribuídos (f) para o público de rua (g), incluindo aí a necessidade de se unir as imagens de cada um dos performers que carregavam as câmeras (h) no site (i) para transmissão para o público via web (j).