CTRL+02 – experimentos com kinect

Para o desenvolvimento da instalação que estou propondo na minha pesquisa de mestrado, comecei a desenvolver experimentos lá no IMPA utilizando o kinect.
Para quem não sabe o kinect é um acessório do videogame XBox e que além da câmera RGB normal possui emissor e receptor de luz infra-vermelha. Isto dá acesso não somente a uma imagem normal mas uma leitura tridimensional deste espaço, através de níveis de profundidade. Além disto, há um algoritmo que consegue perceber o que é movimento humano dentro deste ambiente. Estes primeiros experimentos estão sendo desenvolvidos para compreensão dos dados corporais obtidos pelo software Processing, e como podem se comportar e serem interpretados em formas visuais.

[vimeo http://www.vimeo.com/29723511 w=700&h=551]

Posteriormente serão experimentados relações sonoras com esta interação também. Tanto sons emitidos pela instalação como interpretação deste movimento, como sons que o interator faça também influenciarem nesta imagem gerada. Esta segunda opção já foi explorada no primeiro experimento que utilizava webcam e pode ser visto aqui. A proposta para a visualização final da instalação é que esta imagem não seja fruto somente destes movimentos, mas também sofram interferências de forças externas ainda não definidas.
O desdobramento destes experimentos foram expostos no Festival Cultura Digital.Br. Você pode vê-los aqui!

Se você gostaria de ter a oportunidade de fazer parte destes experimentos e poder opinar sobre as interações, por favor apoie o projeto para que seja exposto no Festival Cultura Digital a ser realizado no MAM em dezembro deste ano (2011). O projeto está inscrito como apresentação de processo e abertura para a intervenção do espectador no processo de criação da obra. Queremos desenvolver um laboratório em que a artista possa expor os experimentos e desenvolver sugestões dos participantes no momento do Festival.

É só entrar no site do Festival Cultura Digital e apoiar o projeto!

No canto superior direito, dá pra curtir no facebook e APOIAR no quadradinho amarelo

Agradeço desde já o apoio de todos e vamos nessa!

[slideshow]

3 thoughts on “CTRL+02 – experimentos com kinect

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *