#10ART – 14 de agosto

No dia 14 de agosto de 2011, domingo o evento #10.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia migrou para o Auditório da UnB. As mesas em sua maioria apresentam trabalhos práticos a partir de uma perspectiva teórica. Como são muitos projetos vou tentar fazer pequenas galerias de imagens e vídeos e a parte teórica bem reduzida. Outro porém, vou tentar postar sobre as obras que encontro material online. O professor Cleomar Rocha da UFG tem twittado a respeito, inclusive respondendo ocasionais perguntas no momento das palestras.

Lia.artifcialis.com de Nikoleta Kerinska e Rafael Calucci

Criação de um artista autômato, um artista artificial, inspiração em imagens do caleidoscópio. Processo de interatividade: entrar no site, escrever uma frase e escolher entre os 7 processos disponíveis. O artista artificial lê a frase como imagem, e não como texto, criando uma nova imagem a partir desta.

1maginari0 – grupo UFMG

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_xYIZqC6zK4&w=425&h=349]


Essa última imagem é um preview de uma performance QNSNS2 com Chico de Paula que vai ocorrer no FAD, quando ocorrer pode deixar que vai ter post aqui no blog!

Clarissa Ribeiro (USP)

instalação inspirada na estrutura espiral não convencional em que os participadores alteram a imagem de uma performance pré-gravada

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jpZJFXNu9W0&w=425&h=349]

Apresentou também a proposta de um modelo de visibilidade de estrutura organizacional de processos coletivos de criação. Ddesenvolveu em sua tese de doutorado na USP para pensarmos esta dinâmica baseado em modelos biológicos.

Estes foram os projetos que encontrei material online organizado. Para constar tive a oportunidade de ver outros projetos como:
Flowing River – Rio Amazonas de Marcos Rizzoli;
Tecidos Tectonicos de Sidney Tamai;
Poéticas da Noite de Lara Seidler e Leonel Brum;
Robô de Julia Zamboni.

Ainda tivemos a oportunidade de ouvir alguns teóricos ao longo do dia:
Carlos Praude(UnB): abordou a estética da comunicação e a ruptura cognitiva que enriquece qualidade sensoriais e perceptivas gerando outras formas de sentir e novos modelos estéticos.
Greice Antolini(UFSM): abordou os aspectos da interatividade que desenvolvem novas relações com o texto e formas de leitura.
Renata La Rocca : apresentou a mnemônica em uma abordagem espacial
Fabrizio Augusto(PUC-SP): que fez uma revisão dos conceitos de Vilém Flusser
Daniel Hora(UnB): abordou aspectos do hackeamento como abstração e a possibilidade de se produzir a diferença a partir desta, em um contexto de hipersubjetividade
Debora Gasparetto(UFSM): que abordou os desafios de se estabelecer práticas expositivas em arte e mídia

*** TODOS OS ARTIGOS QUE COMPÕEM OS ANAIS DO #10ART JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *