#10.ART – 16 de agosto

Mesa Interfaces Interativas(a)

Mario Alexandre Gazziro (USP)
Apresentou o projeto Inner universe desenvolvido junto com artista Izis Cavalcanti (UNICAMP) em que desenvolvem um espelho eletrônico que altera seu reflexo de acordo com seu estado emocional. Utilizam um capacete chamado Emotiv que resgata nuances desse estado emocional e interpretam a imagem do interator de acordo com uma relação estabelecida entre este estado e escolas de pintura como surrealismo, minimalismo, etc. São como filtros aplicados em tempo real.

Vinicius Souza, orientado por Cleomar Roucha(UFG)
Desenvolvimento de um elemento que possibilitasse o acionamento de interfaces computacionais por gestos, no caso um passador de slides via webcam.

Mesa Cartografias e visualização de dados

Ana Gabriela Leirias
Desenvolve pesquisa de cartografias colaborativas online brasileiras. Baseia-se em conceitos de Milton Santos na divis„o entre tecnoesfera, referente a geografia física, material, técnica e a psicoesfera da ordem do imaterial, simbólico, de valores e intencionalidades.

Ana Lemos e Carlos Praude (UnB UDF)
Apresentaram o projeto exposto no #10.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, muito interessante que cria padronagens tipográficas baseadas em pinturas corporais indígenas.

Carolina Reichert (UFSM)
Apresentou o projeto Art.soil: poéticas geotecnológicas que será exposto nos próximos meses na cidade de Santa Maria. No projeto, a artista desenvolve cartografias da cidade de Santa Maria a partir de imagens de satélite.

Ines Moura e Sofia Costa Pinto
As artistas apresentaram um processo dentro de uma “Residência Artística Não-oficial” denominada Residência Eiffel em que frequentaram durante 10 dias um apartamento em obras interrompida temporariamente. Desenvolveram um processo que se assemelha a uma arqueologia daqueles objetos, rastros. Uma espécie de catalogação taxonomica, uma exposição que não ia ser vista por ninguém. O projeto está em fase de captação de recursos para se tornar uma série de livros de artistas. Projeto muito interessante e apaixonado, me recordou um pouco o “Terceiro Mundo” de Marilá Dardot.

Lavinia Seabra(UnB)
Apresentou o projeto em desenvolvimento de um site para criação de estampas em processo coletivo eou colaborativo. Explora o desafio de se desenvolver a poética artística em redes digitais. O projeto será publicao online em setembro no site Textilskin Caso alguém tenha interesse ou sugestões, favor entrar em contato.

Mesa Interfaces Computacionais (b)

Alexandra Caetano(UnB)
Apresenta estudos e considerações para o desenvolvimento de uma interfaceologia. A partir de análise da combinação entre hardware e software e da relação com o fruidor. Explorando diversos sentidos, que não se restringem a somente audição, visão e tato.

Vanderlei Lopes Junior(UFG)
Apresentou uma análise sobre games de um ponto de vista da tecnopsicologia, destacando a função da categoria emergente dos serious games e meaningful games que aborda conceitos de ética entre outras coisas.

Carlos Alberto Donaduzzi e Camila Zappe(UFSM)
Fizeram uma comparação analítica das duas montagens da obra de Regina Silveira “Descendo Escadas”

Mauricio Candido Taveira(USP)
Desenvolvimento de uma narrativa cinematográfica interativa natural através de óculos que captam a direção do olhar, optando involuntariamente por personagens ou objetos de cena.

<a href=”http://www.medialab.ufg.br/art/10-art/anais-2″ target=”_blank”>*** TODOS OS ARTIGOS QUE COMPÕEM OS ANAIS DO #10ART JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE</a>

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *