Video Dança com projeção

Durante minhas pesquisas procuro referências em que a tecnologia esteja integrada na linguagem da obra, não utilizada de forma gratuita.

Apresento aqui duas referências que utilizam o vídeo projetado e mapeado conforme coreografia. Desta forma, a animação depende do corpo e vice-versa.
Acredito que podem ser consideradas peças de vídeo-dança, pois o resultado no vídeo é similar ao resultado ao vivo. Neste sentido, o que assistimos pela internet é igual ao visto pelo espectador que se senta no centro da platéia. Isto não impossibilita que sejam executadas ao vivo, somente não acrescentam uma possibilidade de interação.

O primeiro é o The Concept (of Here and Now) de Klaus Obermaier (e equipe).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=afbQQM6RTe8]
O que me interessa nessa obra é a relação da projeção com o corpo. A dança quase que não é evidenciada, mas a forma do corpo, da pose e da silhueta.
A obra explora a fragmentação do tempo junto com a ambiguidade da presença e ausência. E trabalha a dança, a projeção e a música em completa integração.

O segundo é Arch of Neo de Petri Ruikka da Woland.

[vimeo http://www.vimeo.com/23481742 w=580&h=326]
Esta obra também explora a presença e ausência, mas com um foco maior movimento do corpo e no corpo como suporte para projeção.
Não explora o espaço enquanto suporte, apenas como ambiente para mobilidade do corpo. Acredito que esta seja efetivamente, uma peça de video-dança, ao que me parece há uma pós-produção no vídeo exibido.

Enquanto utilização das tecnologias, ambas as peças poderiam ser feitas na tentativa e erro para mapeamento da projeção segundo a coreografia, porém a utilização de sensores de movimento tornaria este processo particularmente mais fácil. Principalmente na obra de Klaus Obermaier, em que o corpo é mais delimitado enquanto suporte. Minha intuição diz que foram utilizados sensores nesta obra, inclusive que havia projeção frontal e por trás, não necessariamente com vídeo, talvez apenas a utilização de holofotes tenha sido necessária.
Procurei entrar em contato com os artistas para saber mais detalhes do processo criativo, mas ainda não obtive resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *