Unsquare Dance – Ana Livia Cordeiro

Ana Livia Cordeiro é dançarina, coreógrafa e arquiteta. Desde a década de 70 volta sua pratica para a relação das novas mídias com a dança. Inicialmente, seu trabalho explorava a vídeo dança e mais recentemente se aproxima da computação gráfica.

A partir da década de 80, Ana desenvolve pesquisa com notação dos movimentos humanos, através da visualização de suas trajetórias. A primeira etapa foi desenvolver um software que reconhecesse o movimento e gerasse  visualizações lineares simples, o software livre Nota-anna foi disponibilizado em 1996.

Seu trabalho mais recente, Unsquare Dance, foi desenvolvido em 2007 com co-autoria de Luiz Velho no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, procura demosntrar a “riqueza do movimento humano natural”, através de novo software X-motion/Choreographism. Este novo software que contou com colaboração da designer Alice Bodanszky, possibilita a produção de diferentes visualizações que podem ser manipuladas em tempo real, contribuindo para uma nova expressão artística do movimento. O relatório desenvolvido por Alice é excelente para quem está procurando compreender estes processos de captura do movimento.

É importante ressaltar o caráter coletivo desta criação que é essencial ao desenvolvimento de obras de arte e tecnologia.

Unsquare Dance

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dfEI5VgmsRs]

Making Off

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=FBM8dHmZnYs]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *