OP_ERA – ambiente imersivo interativo

Rejane Cantoni é artista brasileira consagrada pelo seu trabalho em arte e tecnologia, explorando a interface homem-computador em modelos conceituais de espaço.

Professora do Departamento de Semiótica da PUC-SP, Rejane mantém produção constante em parceria com Daniela Kutschat e Leonardo Crescenti.
Com a primeira desenvolveu OP_ERA um ambiente imersivo-interativo, uma ferramenta de experimentação multisensorial de conceitos do espaço.
A experiência se dá dentro de um “cubo sensorial”, onde há projeções interativas e contínuas nas quatro paredes.
Estas interatividades são acionadas por uma trama de sensores.
Neste espaço, as artistas proupunham diversas situações aos seus receptores.

Imagens retiradas dos vídeos o site da OP_ERA.
A estrutura deste projeto se assemelha muito ao meu.
Um ambiente imersivo-interativo, com projeção em todas as paredes relacionada a trama de sensores.
Mas enquanto este explora mais a relação relação do corpo com o espaço,
o meu projeto tem maior ênfase na contribuição deste ambiente para uma consciência do movimento corporal e da visualização deste movimento.
O referencial teórico e artístico brasileiro é de extrema relevância para a minha dissertação, visto que a relação corporal individual e coletiva no Brasil se distingue por uma liberdade espontaniedade.
Além disso, é muito importante uma inserção de meu projeto no contexto atual da relação arte e tecnologia da produção teórico-prática nacional.

Bibliografia:

CANTONI, Rejane; KUTSCHAT, Daniela. OP_ERA: Uma jornada através de dimensões paralelas e experimentos multisensoriais. In: FRAGOSO, Maria Luisa(Org.) [Maior e igual a 4D] Arte computacional no Brasil: reflexão e experimentação. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes, 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *